Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante o painel “O ESGRC na liderança das transformações dos negócios”, durante o #IntegrityForum2023, organizado pela Quality Digital, tivemos a oportunidade de trazer algumas importantes reflexões, as quais resumo a seguir:
- Há diversas pressões, que vão bem além do cenário regulatório global, que pedem um trabalho integrado entre a gestão de riscos, compliance, auditoria e ESG. Foi muito interessante atestar a profundidade da maturidade com que algumas companhias já trabalham com este olhar, como as representadas pelos colegas de painel Alexsandri Lima e Fábio Pimpão, CIA, CRMA, CCSA.
- Construir uma liderança capaz de integrar todas as áreas, em torno de um propósito construído com base em uma estratégia de longo prazo, que considere as externalidades e os limites planetários, requer uma cultura organizacional trabalhada no dia a dia com o exemplo da alta administração, além de uma diversidade em todos os aspectos, como bem pontuou Michelle Squeff.
- A base da governança é a ética. Ela que permeia todos os princípios, práticas e políticas a serem construídas e implementadas. Por isso mesmo, na 6a edição do Código de Melhores Práticas do IBGC, a Ética é o fundamento de todas as relações com os stakeholders.
- É responsabilidade da alta administração patrocinar a integração entre o ESGRC. Para tanto, é preciso educação, conhecimento e letramento em todos os níveis da organização.
O painel ainda trouxe diversas outras ricas contribuições dos colegas, mediadas pelo Diretor da Quality, Carlos Loureiro!
Viabilizar esta integração é uma necessidade premente, inclusive para a determinação da materialidade do negócio e a construção da estratégia de médio e longo prazos.